quarta-feira, 7 de abril de 2010

Salve a Noite do Griot

Nesses tempos de indignação pelos maus tratos à cultura em BH, venho fazer jus e parabenizar a quem julgo merecedor.
Mando meu salve à Casa África e à iniciativa da Noite do Griot. Pelo que consegui saber, o Griot refere-se a um ritual africano de transmissão da tradição oral.
Estive ontem no Teatro Alterosa para ver os Racionais, na formação chamada Família Racionais, com o Dj Cia (que trabalhou com o rapper sabotage e foi dj do RZO - grupo de rap paulista). Vale ressaltar que ainda vem por aí o Marku Ribas, entre outros, para mais noites do Griot.
Está certo, o Brown tem lá seus traços de rapaz comum. E também, traços de quem, apesar de condições aparentemente adversas, está ligado nas questões sociais, raciais, econômicas e banais. Seu "corre" fez nome, lugar, discurso. Contraditório, por vezes vulgar, furado, falho. "Malicioso e realista", Brown tenta driblar uma idolatria cega, uma escuta sem crítica do que fala.
Consegui fazer contato e, em breve, espero contribuir pra que ele fale aos menores que cumprem medidas sócio educativas em BH.
Foi fácil, divertido. Ele gostou da causa, claro.
Sobre os motivos que me levam a isso, são muitos, mas indico como referência dois textos de Maria Rita Kehl - "a fratria órfã" e "a função civilizatória dos racionais mc's".
Soube também que esão acontecendo discussões pra que o duelo de mc's se sustente. Informem-se e ajudem a Família de Rua a prosseguir com a sexta de hip hop em baixo do Viaduto de Santa Tereza. Toda tradição precisa ser cultivada!

Um comentário:

AS RUSSAS disse...

Russa!
E as fotos? Ando sentindo falta delas...E aqueles grafitis do da lata na senador pompeo? e o diabão?
Da Lata, seu danado, avise quando for fazer uma coisa bacana assim, quero ver vc fazendo! de quem é o tal diabo?
beijo russa!
sucesso Da LAta!